Recentemente minha atenção foi despertada para este assunto por um
ativista gay que veio aqui no blog Tempora-Mores questionar minha
afirmação de que o padrão bíblico é o casamento heterossexual e
monogâmico. “Como assim?” questionou o sábio e entendido ativista (que
se declarou ex-evangélico), “no Antigo Testamento temos a poligamia como
modelo de casamento usado por homens como Abraão, Davi e Salomão, e o
silêncio cúmplice de Deus sobre suas mulheres e concubinas”. E soltou
sua conclusão, que da mesma forma que Deus no passado alterou o padrão
de casamento, da monogamia para a poligamia, podia também em nossos dias
alterar o casamento heterossexual para homoafetivo. Então, tá.
Como eu não havia antecipado este argumento no post sobre teologia gay, achei que deveria dar alguma atenção ao mesmo e escrever algo sobre poligamia. Aos fatos, então.
Encontramos no Antigo Testamento diversos exemplos de poligamia. Os mais conhecidos são estes:
- Lameque – duas esposas: Ada e Zilá (Gn 4.19).
- Patriarca Abraão – três esposas: Sara, Agar, Quetura e várias concubinas (Gn 16.1-3; 25.1-6).
- Esaú – três esposas: Judite, Basemate e Maalate (Gn 26.34-35 e 28.9).
- Patriarca Jacó – duas esposas: Raquel e Lia, e duas concubinas: Bila e Zilpa (Gn 29.21-35).
- Elcana – duas esposas: Ana e Penina (1Sm 1.1-2).
- Juiz Gideão – muitas esposas e concubinas (Jz 8.30).
- Rei Davi – oito esposas: Mical, Abigail, Ainoã, Maaca, Hagite, Abital, Eglá, Bate-seba e mais outras mulheres e concubinas (1Sm 25.40-43; 2Sm 3.2-5; 5.13; 2Cr 14.3).
- Rei Salomão – a filha de Faraó, setecentas outras esposas e trezentas concubinas (1Rs 3.1; 11.1-3).
- Rei Acabe – uma esposa: Jezabel e outras mulheres e concubinas (1Rs 16.31; 20.2-5).
- Rei Abias – catorze mulheres (2Cr 13:21).
- Rei Roboão – duas esposas: Maalate, Maaca, mais dezoito outras mulheres e sessenta concubinas (2Cr 11.21).
- Rei Joás – duas mulheres (2Cr 24.1-3).
- Rei Joaquim – muitas mulheres (2Cr 24.15).
Estes fatos levantam várias perguntas, sendo a mais importante esta:
Deus sancionou e aprovou estes casamentos poligâmicos? Se não, por que
não há uma proibição clara da parte dele? Seu silêncio significa que o
modelo de casamento pode variar com a cultura – monogâmico,
heterossexual, poligâmico, homossexual – e que isto pouco importa para
Deus? Em resposta ofereço os seguintes pontos como resultado do meu
entendimento destes textos acima e de outros referentes à poligamia no
Antigo e Novo Testamento.
1. Sem dúvida alguma, o padrão divino para o casamento sempre foi a
monogamia heterossexual, isto é, um homem e uma mulher: “Disse mais o
SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora
que lhe seja idônea... Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua
mulher, tornando- se os dois uma só carne” (Gn 2.18-25).
2. O desvio deste padrão ocorreu somente depois da queda de Adão e Eva
(Gn 3), começando com Lameque, o assassino vingativo, filho de Caim (Gn
4). Depois dele, a poligamia foi praticada por diversos motivos. Entre
os exemplos de poligamia no Antigo Testamento, encontramos alguns que
eram políticos, ou seja, para selar tratados internacionais, como
Salomão que se casou com a filha de Faraó (1Rs 3.1) e Acabe que casou
com Jezabel, filha do rei dos sidônios (1Rs 16.31), além das mulheres
que já tinham. Há outros casos em que o desejo de ter filhos e preservar
a descendência parece ter motivado a aquisição de mais uma esposa ou
concubina, no caso da esterilidade da primeira esposa, como foi o caso
de Sarai ter trazido sua serva egípcia Agar para Abraão (Gn 16.1-4),
costume praticado no Antigo Oriente. Provavelmente foi o mesmo caso de
Elcana, casado com Ana (estéril) e depois com Penina (1Sm 1.1-2). Havia
também o desejo de ter muitos filhos em caso de guerra (cf. Jz 8.30; 2Sm
3.2-5; 1Cr 7.4, 11.23, etc.). Nenhum destes casos, porém, justifica a
poligamia, pois se trata de um desvio do padrão monogâmico.
3. Apesar do surgimento da poligamia cedo na história de Israel, a
monogamia continuou a regra entre os israelitas e a poligamia, a
exceção. Abraão mandou seu servo conseguir uma esposa para seu filho
Isaque (Gn 24.37). Na genealogia dos descendentes de Judá, de entre
dezenas de nomes, apenas um é citado como tendo tido duas mulheres, Asur
(1Cr 4.5). No livro de Provérbios encontramos o encorajamento ao
casamento monogâmico (Pv. 5.15-20; 12.4; 19.14). A ode feita à mulher
virtuosa em Provérbios 31 pressupõe que ela é a única esposa do marido
felizardo. Mesmo que Cantares tenha sido escrito por um polígamo, que
foi Salomão, transparece claramente dele que o casamento é entre um
homem e uma mulher, figura da relação de Deus com seu povo Israel. A
poligamia, por razões econômicas, acontecia quase que exclusivamente
entre os ricos, como os juízes e reis.
4. Os profetas tomam o casamento monogâmico para ilustrar a relação
entre Deus e seu povo Israel (Jr 2.1-2; Os 3.1-5; Is 54.1-8; Jr 3.20). O
profeta Malaquias denuncia a prática que havia em seus dias dos judeus
se separarem de sua esposa para casarem com estrangeiras, mostrando
assim que a poligamia não era o padrão estabelecido e muito menos o
padrão comum e normal em Israel (Ml 2.13-16).
5. A lei de Moisés trazia diversas restrições e cuidados quanto à
poligamia em Israel. A mulher israelita que fosse comprada para ser a
segunda esposa teria os mesmos direitos que a primeira e seus filhos
seriam igualmente herdeiros (Ex 21.7-11). O filho primogênito, ainda que
da esposa aborrecida, teria o direito de herança acima do filho da
esposa amada (Dt 21.15-17). Um homem casado não poderia casar com a irmã
da sua esposa, o que provocaria a rivalidade entre ambas (Lv 18.18; cf.
Gn 30.1).
6. Vários destes exemplos de famílias poligâmicas registrados no Antigo
Testamento são acompanhados dos problemas que o sistema inevitavelmente
causava. Os judeus casados com mulheres pagãs eram levados a adorar os
deuses delas e assim pecar contra Deus. Havia uma advertência na lei de
Moisés aos futuros reis de Israel contra a poligamia neste sentido:
“Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não
desvie” (Dt 17.17), conselho este que não foi seguido por Salomão, cujas
muitas mulheres pagãs o levaram à idolatria em sua velhice (1Rs
11.1-8). Foi assim que Neemias interpretou o episódio de Salomão e suas
muitas mulheres, quando proibiu os judeus depois do cativeiro de
multiplicar esposas pagãs (Ne 13.25-27).
7. Além do risco da apostasia, a poligamia trazia profundos conflitos
nas famílias poligâmicas. Havia ciúmes entre as mulheres, que disputavam
entre si o amor do marido e competiam em número de filhos (Gn 16.4; 1Sm
1.5-8; Gn 30.1-26). Podemos ainda mencionar a angústia que as mulheres
pagãs de Esaú trouxeram a seus pais (Gn 26.34-35). O marido acabava
gostando mais de uma que da outra, favorecendo a amada e desprezando sua
rival e seus filhos (Gn 29.30; 1Sm 1.5; 2Cr 11.21), o que levou a lei
de Moisés, para amenizar esta situação, a estabelecer a lei dos filhos
da aborrecida (Dt 21.15-17). Outro problema trazido pela poligamia dos
reis de Israel era a briga entre os filhos das diversas mulheres quanto à
sucessão, muito bem exemplificada na sucessão de Davi, veja 1Reis 1.
8. No Novo Testamento na época de Jesus a monogamia era claramente o
padrão entre os judeus. Quando alguns fariseus vieram experimentar Jesus
com uma pergunta capciosa sobre o divórcio, o Senhor respondeu tendo o
casamento monogâmico como pressuposto comum e aceito: “Não tendes lido
que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por
esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher,
tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois,
porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”
(Mt 19.3-19).
9. Nas igrejas cristãs entre os gentios, o padrão monogâmico estava já
estabelecido, embora na sociedade grega a poligamia fosse conhecida e
praticada. Escrevendo aos coríntios Paulo declara: “Quanto ao que me
escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas, por causa da
impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio
marido” (1Co 7.1-2). Aos Efésios, ele compara a relação entre o marido e
a esposa à própria relação entre Cristo e sua Igreja: “Eis por que
deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se
tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a
Cristo e à igreja” (Ef 5.22-33).
10. Paulo claramente proíbe que os líderes das igrejas gentílicas fossem
polígamos ou bígamos. Os bispos/presbíteros tinham de ser “esposos de
uma só mulher” (1Tm 3.2; Tt 1.3-5) bem como os diáconos (1Tm 3.12).
Portanto, não há dúvida, em meu entender, que o padrão de Deus sempre
foi o casamento monogâmico heterossexual, estabelecido na criação, e que
a poligamia do Antigo Testamento foi um desvio deste padrão, em
decorrência do pecado que entrou no mundo pela queda de Adão. Em Cristo,
Deus restaura o casamento à sua forma original.
Contudo, pode parecer que Deus aprovou ou sancionou a poligamia,
considerando que a lei de Moisés trazia regulamentações referentes a ela
e que não há uma proibição direta de Deus contra a poligamia. Pode ser
que nunca venhamos a entender completamente o silêncio de Deus neste
assunto, mas uma coisa é certa: ele não significa que o assunto é
indiferente para o Senhor e nem que “quem cala consente”.
1. As regulamentações da lei de Moisés sobre a poligamia não podem ser
vistas como uma aprovação tácita da parte de Deus quanto ao casamento
poligâmico, uma vez que este nunca foi o padrão por ele estabelecido.
Trata-se da misericórdia de Deus protegendo as esposas e filhos de
casamentos poligâmicos, uma amenização de uma distorção do casamento até
a chegada do Messias.
2. Deus nos revela sua vontade de maneira gradual e progressiva nas
Escrituras. No Antigo Testamento ele se revelou em figuras, tipos,
promessas. A sua revelação final e definitiva se encontra no Novo
Testamento. Antes de Cristo ele suportou sacrifícios de animais, passou
leis referentes a comidas, o sistema de escravidão e levirato, o
apedrejamento de determinados pecados, a lei de talião (olho por olho),
o divórcio por qualquer motivo, etc. A poligamia deve ser vista neste
contexto, como uma das coisas que Deus suportou na antiga dispensação e
que foi definitivamente abolida em Cristo, à semelhança de várias
outras.
3. A encarnação e manifestação de Cristo ao mundo trouxe à luz a verdade
outrora oculta, agora revelada pelos apóstolos e profetas, que Cristo é
o cabeça de sua igreja, um povo único, composto de pessoas de todas as
raças, tribos e nações, como o homem é o cabeça da mulher. E que a
relação de amor-submissão entre marido e mulher é uma expressão da
relação amor-submissão entre Cristo e sua igreja. Portanto, a partir do
evento de Cristo, Deus não mais tolera nem suporta a poligamia entre seu
povo, como suportou pacientemente no período anterior à sua vinda, pois
sua vontade quanto a isto é em Cristo e sua igreja plenamente revelada.
Em Cristo restaura-se o padrão original estabelecido por Deus no
jardim.
4. Deus pode demonstrar a sua vontade sobre um assunto simplesmente
registrando os males associados a ele, como é o caso da poligamia.
Apostasia, ciúmes, invejas, disputas entre mulheres e filhos acompanham o
histórico da poligamia entre os israelitas. A evidência cumulativa
depõe contra a poligamia, mesmo que Deus não tenha se pronunciado
expressamente contra ela.
5. Aqui é preciso dizer que a revelação divina se encerrou com o cânon
do Novo Testamento, onde o casamento monogâmico é claramente
estabelecido como a vontade final de Deus para seu povo e a humanidade
em geral. Portanto, não podemos aceitar que Deus, em nossos dias, esteja
mudando o conceito de casamento para incluir o casamento homossexual,
uma vez que o homossexualismo é claramente condenado em toda a Escritura
canônica e a mesma se encontra definitivamente encerrada. Sola
Scriptura!
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