Cinco Votos para Obter Poder Espiritual.

Primeiro - Trate Seriamente com o Pecado. Segundo - Não Seja Dono de Coisa Alguma. Terceiro - Nunca se Defenda. Quarto - Nunca Passe Adiante Algo que Prejudique Alguém. Quinto - Nunca Aceite Qualquer Glória. A.W. Tozer

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Será que Deus mudou?

Por: Alessandro Silva

O Acampamento de Israel





Moisés haviam aproximadamente 600.000 homens e também mulheres e crianças que deixaram o Egito no êxodo. Eles saíram do Egito em grau e registraram como foram as suas jornadas no deserto e o acampamento das doze tribos ao redor do Tabernáculo, em locais especificados pelo Senhor.

Ex 12:37-38 "Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos. E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado."

As Doze Tribos

Cada uma das doze tribos teve uma área específica do acampamento para habitar. Quando os seus antepassados tinham partido ao sul rumo ao Egito aproximadamente 400 anos antes, eles tinham constituído uma família de doze tribos, cada uma encabeçada por um dos filhos de Jacó, que foi chamado por Deus de Israel. Enquanto eram escravos no Egito, eles preservaram as suas divisões familiares, e durante os anos as famílias dos doze filhos transformaram-se em famílias tribais ou tribos. Um bom exemplo está em Josué:


Js 7:14 " Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o SENHOR tomar se chegará, segundo as famílias; e a família que o SENHOR tomar se chegará por casas; e a casa que o SENHOR tomar se chegará homem por homem."

As suas Posições

As doze tribos, em grupos de três, eram divinamente colocadas a uma certa distância ao redor do tabernáculo. Quatro das tribos - Judá, Rúben, Efraim e Dã - foram reconhecidas como líderes tribais. Cada uma teve seu próprio estandarte ou bandeira que os identificava como cabeça das tribos, enquanto as outras tribos tiveram suas insígnias, uma bandeira menor.


É importante notar que o Jacó (o patriarca das 12 tribos) tinha profetizado que a posição sênior em sua família pertenceria à tribo de Judá:

Gen 49:10 "O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos."

Judá ocupou a maior área que estava na face oriental da entrada do tabernáculo, atrás das tendas de Arão. À sua direita, estava a tribo de Issacar e ao outro lado Zebulom. O próprio tabernáculo sempre foi encontrado no centro do acampamento, com as tendas das várias tribos dispostas à uma certa distância. Judá (com Issacar e Zebulom) numerou 186.400 homens. Rúben (com Simeão e Gade) estava ao sul com 151.450 homens. À Oeste estava Efraim (com Manassés e Benjamim) numerando 108.100 homens. Ao norte estava Dã (com Aser e Naftali) numerando 157.600 homens. Isto trouxe uma soma total de 603.550 homens acima de vinte anos. Não incluindo a tribo de Levi.


Num 2:2 "Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas."

Cada tribo teve uma bandeira específica:






A Tradição Judaica acredita que as bandeiras das tribos eram como se segue:

Judá- Leste (Leão de ouro com fundo escarlate).
Efraim - Oeste (Boi negro em fundo dourado).
Rúben- Sul (Homem em dourado).
Dã- Norte (Águia dourada em fundo azul).


A Tribo de Levi (A Tribo Consagrada)

Embora existam as doze tribos de Israel, nós notamos que existem treze nomes quando identificamos as suas posições no acampamento. Isso é por causa do privilégio especial dado à tribo de Levi quando eles apoiaram Moisés e se colocaram ao seu lado e "ao lado do Senhor", quando Israel se rebelou. Daquele momento em diante eles foram ordenados separados para o serviço do Senhor e estabelecidos como a tribo sacerdotal.


Isto teria deixado apenas onze tribos, mas a grande tribo de José que consistia em seus filhos Efraim e Manassés, foi dividida em duas. Cada um foi considerado como uma tribo individual. A tribo de Levi não só fôra leal, ao envolver-se em um ato de dedicação, mas também em um de substituição. Naquela noite de terror no Egito, quando foram mortos os primogênitos de todas as famílias egípcias, os primogênitos dos filhos de Israel foram preservados porque um cordeiro morreu em substituição para com eles. Assim que isto aconteceu, Deus chamou Moisés para consagrar todos os primogênitos, e os que nasceriam no futuro, para o serviço d'Ele. Eles tinham sido salvos da morte enquanto aqueles ao redor deles haviam morrido. Dali em diante, eles seriam separados para o serviço de Deus.


Mas quando os Levites foram escolhidos como a tribo consagrada, eles tomaram o lugar de cada primogênito das famílias de Israel, em um ato de substituição.

Moisés e o seu irmão Arão dele pertenciam à tribo de Levi, o terceiro filho de Jacó. Levi teve três filhos; Gerson, Coate, e Merari. Moisés e seu irmão vieram da família de Coate. Tendo escolhido Moisés para ser o líderdo Seu povo, Deus deu uma maior honra à família de Coate, escolhendo Arão para ser o primeiro dos seus sacerdotes, e em seguida somente os descendentes de Arão poderiam servir como sacerdotes e representar o povo de Deus.


O restante dos homens de Levi, conhecidos como Levitas, foram encarregados com o cuidado do santuário. Esta era uma tarefa santa que ninguém mais em Israel pôde participar. Apenas os Levitas poderiam levar o tabernáculo e a sua mobília quando o acampamento estava em marcha. Quando eles repousavam, somente eles trabalhavam para montar o santuário, e ajudar os sacerdotes (os filhos de Arão) em seu trabalho.

O Acampamento dos Levitas

Acampados logo após o tabernáculo estavam as tendas dos Levitas. O Levitas executavam os deveres sacerdotais e então eram mediadores entre Deus e o povo. A tribo de Levi foi dividida em quatro famílias. As suas tendas ficavam entre o tabernáculo e o povo, uma família em cada lado. Os Coatitas no lado sul com 8.600 homens. Os Gersonitas ao ocidente com 7.500 homens. O Meraritas ao lado norte com 6.200 homens. Ao lado oriental estavam as tendas de Moisés, Arão o sumo sacerdote, e os sacerdotes, filhos de Arão.


Deus estava acampado no centro

Um Tipo de Cristo e do seu povo

Deus acampa com o seu povo. O plano de Deus sempre foi de morar em nós e ser o nosso Deus. Ele nos conduz, ele nos quer e Ele fala a nós com a voz suave de um marido que está desesperadamente apaixonado pela sua noiva. As bandeiras de cada tribo apontavam para a real bandeira de Deus, Jesus Cristo. As quatro faces e as quatro cores falam d'Ele. Ele é o nosso estandarte. O Senhor é chamado Jeová Nissi (O Senhor é a nossa bandeira). Como o Levitas se levantavam entre o homem e Deus, assim Jesus Cristo se levanta entre o homem e um Deus santo e irado, para ser um Mediador, e trocar a vingança pela clemência. O cristão nunca verá a ira da parte de Deus. Ele é nosso Pai, nosso Marido e nosso Amigo.


João 17:22-23 " E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim."

João 6:28-29 "Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. "

Heb 7:22-25 " De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador. E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles."



Agora o porquê de colocar todo este estudo, de mostrar a forma como Deus organizou o seu povo no deserto, cada tribo no lugar especifico a forma de que cada tribo se levantava primeiro como a palavra do Senhor nos mostra para se locomoverem no deserto. Para um único fim que coloquei esse pequeno estudo, será que Deus mudou na sua forma de organização? Parece que sim, falo isso por causa de certas manifestações que dizem ser do Espírito Santo, manifestações na qual as pessoas ficam gritando e rolando no chão, pessoas que chegam a colocar a mão nos ouvidos e começam a gritar histericamente mais parecendo uma possessão demoníaca, pessoas que dizem perder o controle totalmente do corpo quando dizem “ ESTAR CHEIAS DO PODER “ , eu não vejo um Deus tão organizado fazer isso, e com qual propósito Deus teria em colocar um bando de gente numa igreja para ficar gritando, pulando , rolando no chão e dizendo “ OLHA O MANTO” .
Porque se Deus organizou o seu povo de forma tão brilhante no deserto, porque hoje Deus deixa tudo de forma desorganizada, será o que estamos vendo realmente é tudo manifestação de Deus, eu não duvido que Deus renova as pessoas, mais as renova para pregar a palavra, não para mostrar mais o que parece ser um ritual pagão do que manifestação de um Deus tão organizado como o que vimos no antigo testamento.
Olha o que aconteceu com Elias , em um dia fazer descer fogo do céu , literalmente, e no outro dia olha o que diz o texto:

1 REIS 19: 1-7

1 E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada. 2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. [2Rs 6:31];
3 O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço. [Hb 11:34]; 4 E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
5 E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
7 E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho. 8 Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

Ele pediu a Morte , do que adiantou tanto poder para descer fogo , se no outro dia teve que pedir a morte , mas olha o que o anjo disse no versículo 6.

E O QUE REPRESENTA COMIDA e BEBIDA NA BIBLIA “ É JESUS”

Jo 6:32-35 (32) Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo que Moisés não vos deu o pão do céu, mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. (33) Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. (34) Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. (35) E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.


Então amados vamos ser cheios sim , mais da palavra de Deus , e do poder do Espírito Santo sim , para pregar a palavra com ousadia e não para encher nosso ego , que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes Sociais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...