O apóstolo João
escreveu: "Se alguém vir pecar seu irmão pecado que não é para morte,
orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem
para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.
Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado, que
não é para morte” (1 João 5:16,17). Quando lemos este texto sempre nos
detemos na Palavra que diz: há pecado para morte. Este é um ponto
onde paramos pra pensar.
O que será pecado para morte.
O primeiro ponto a se
pensar é que todo pecado é a transgressão da lei de Deus. Então
diretamente dizendo o pecador é contra Deus e seus princípios. Pois
então vamos partir daqui.
A Escritura testifica
que "o salário do pecado é a morte" (Rom. 6:23),
portanto, deve ser bem claro que quando é também um filho de Deus a
pecar a recompensa que ele receberá é a morte; e de fato, é precisamente
por esta razão que o crente, se peca, depois que pecou fica perturbado,
descontente e sente uma dor interior que o atormenta porque "o salário
do pecado é a morte" (Rom. 6:23).
Mais
irmãos quando
vemos esta Palavra em 1joão devemos analisar seu contexto. Pois um
texto
sem contexto e um pretexto para a heresia. O contexto diz que a carta
foi escrita a fim de saberdes que tens a vida eterna (1joão 5. 13).
Creia nisso nos temos a vida eterna e esta nos foi dada por Cristo.
Devemos zelar por ela. Mais seguindo vamos também identificar a
intercessão que deve ser feita segundo a vontade do Senhor (1João5:14).
Então aqui vamos ver o apostolo falando do pecado para morte. Ora,
como
toda a iniqüidade é pecado e pecados existem
de muitos gêneros é necessário acertar com as Escrituras em que consiste
este pecado que é para morte. E isto também para evitar que algum de nós
comece a condenar um irmão por qualquer pecado que este vier a cometer
dizendo-lhe que cometeu o pecado que é para morte e que para ele não há
mais esperança. É necessário manejar bem a palavra da verdade também ao
falar do pecado que é para morte para evitar
transtornar o ânimo dos irmãos e de induzi-los à desesperança com
palavras que não se podem aplicar a eles porque não cometeram o pecado
que é para a morte. O pecado também é transgressão das leis divinas. E
neste conceito ele pode ser de índole involuntária, cometido
contra a vontade própria do indivíduo, sem que a sua consciência
intervenha (quero chamar isso de um pecado acidental); ou poderá ser
de índole voluntária, quando há plena consciência dele e vontade de
cometê-lo. As Escrituras afirmam que “se pecarmos voluntariamente,
dentro do conhecimento da verdade, já não resta mais remissão pelo
pecado” (HEBREUS 10.26-27).
Há certos pecados que algumas pessoas crentes cometem, já de costas
voltadas para Deus, desviados, indiferentes às exigências divinas
estabelecidas como regras da vida cristã. A gravidade
dessas transgressões, e muitas vezes a reincidência ou a permanência
nesse estado, é como o desmoronamento da casa sobre a areia. Certa vez
uma pessoa apanhada em um pecado de homossexualismo, aqui melhor
expondo
esta pessoa já estava vivendo uma vida dupla na igreja. Após conversar
com a mesma ela disse: Pastor eu quero ficar na igreja mais sem o
compromisso de cristão. Quero também manter minhas praticas que a
Bíblia
condena. É amado (a) foi bem assim que eu ouvi. Não quero compromisso
com Deus. Hoje está desviada esta pessoa dos caminhos do senhor.
Vivendo uma vida depravada por
que o pecado a venceu. Sem que haja um reconhecimento do pecado e
conseqüente arrependimento, a pessoa torna-se assim num pecador
crônico,
num desviado sem possibilidades de recuperação, por este não busca
arrepender-se e possivelmente vivendo nesta condição não irá com o
senhor para uma vida eterna. Aqui esta pessoa já
perdeu a sua condição de filho de Deus, por vontade própria; não que
Deus a tenha rejeitado, mas porque ela própria se afastou. Não foram
propriamente os seus delitos que a afastaram de Deus; mas cometeu os
seus delitos por se ter afastado de Deus.A perda dos valores espirituais e da integridade
espiritual, são a causa única que pode levar o crente a cometer pecados
que o lançarão voluntariamente na morte eterna.Deus reserva os injustos para o dia do Juízo e derramará a sua ira sobre
toda a impiedade e injustiça (2Pe 2:9-10; Rm 1.18).
Em Hebreus podemos ver um retrato bem simples do texto de nosso estudo proferida pelo apóstolo João. (Hb 6. 4-7)“É
impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e
provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito
Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo
vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para
arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o
Filho de Deus e expondo-o à ignomínia” .
Quando a Bíblia afirma: De novo estão crucificando:
Quer dizer que estes repudiam completa e deliberadamente o Filho de
Deus. Por isso se torna impossível a reabilitação do crente ao corpo de
Cristo. Ele não quer mais viver uma vida com Deus. Mais é importante não
usar este versículo isolado dos demais pois o autor de Hebreus considera
na realidade que os seus leitores não tenham chegado a tal extremo.
Vamos ver o que diz o restante do texto. Versículo nove. “Quanto a
vós outros, todavia, ó amados, estamos persuadidos das coisas que são
melhores e pertencentes à salvação, ainda que falamos desta maneira”.
A razão pela qual o
escritor desta epístola escreveu estas coisas aos Hebreus que tinham
crido em nosso Senhor Jesus Cristo é a seguinte: estes crentes estavam
suportando uma grande perseguição por causa
da sua fé em Jesus Cristo e eram tentados, no meio da perseguição, a
recuar e o Escritor, que conhecia tanto eles como os sofrimentos que
eles tinham que suportar por causa do Evangelho, os exortou a reter
firme até ao fim a sua confiança em Cristo e os alertou que não
recuassem e também não rejeitassem à graça para voltar a oferecer
aqueles sacrifícios pelo pecado cujo sangue não podia cancelá-los.
Porque se o fizessem se condenariam a eles mesmos à eterna perdição
porque pisariam o Filho de Deus.
Então se falando do pecado para morte estamos chegando a um
ponto de dizer que a pessoa se afasta da verdade. Entenda-se que a morte
que decorre deste pecado, não é a morte física, mas a morte espiritual,
ou morte eterna. Por isso todas as pessoas que a Bíblia refere como
excluídas da vida eterna, são aquelas que cometem pecados a que
poderemos chamar mortais. Os quais não querem mais servir a Cristo nem
obedecer a sua Palavra. Pois só assim alguém poderá se tornar um pecador
para morte. Já que Cristo é a vida eterna, se afastarmos dEle certamente
nos aliaremos a morte eterna. Portanto a bíblia diz que para nós
os que estamos em Cristo se viermos a pecar temos um advogado junto ao
Pai. Jesus Cristo o justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados. E
não somente pelos nossos, mas pelo do mundo todo. A saber, para todos os
que crêem no seu nome. O apostolo João ainda diz: “Todo aquele que é
nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele
é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido
de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo:
todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que
não ama a seu irmão” ( 1João 3. 9-10).
Portanto o pecado que
não se deve orar , ou pecado para morte é o pecado que os que se
afastaram cometem, escarnecem ou até mesmo zombam de Deus. A estes
devemos deixar nas mãos de Deus. Pois a bíblia diz que de Deus não se
zomba. E Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em
pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe
toca. Por isso vamos em frente meditando na Palavra e orando no espírito
aguardando aquele grande dia onde o Senhor vira buscar sua Igreja,
imaculada e purificada pela lavagem de água pela Palavra.
Também sabemos que o
Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o
verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é
o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Deus te abençoe
Pr. Adelcio Ferreira
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