Cinco Votos para Obter Poder Espiritual.

Primeiro - Trate Seriamente com o Pecado. Segundo - Não Seja Dono de Coisa Alguma. Terceiro - Nunca se Defenda. Quarto - Nunca Passe Adiante Algo que Prejudique Alguém. Quinto - Nunca Aceite Qualquer Glória. A.W. Tozer

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Graça, Misericórdia e Perdão para o Carcereiro de nossas vidas.

 

Bom dia Graça e Paz a todos, 

  Vinha eu pensando no texto pregado no culto ontem em minha igreja, e vendo como Deus é misericordioso e soberano, como Ele tem todos as coisas em seu controle, e rege todas as coisas conforme sua vontade. 

  O texto pregado foi Atos 16:25-31: 


E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.

E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.

E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.


 Texto conhecido por todos, uma passagem muito pregada e muito usada por vários pastores. Porém não tinha olhado para essa passagem e percebido Deus agindo com sua Graça, Misericórdia e Perdão sobre a vida do carcereiro.

  O texto nos fala no versículo 25 que Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. Paulo para quem não se lembra foi antes do caminho para Damasco, antes que Cristo o resgataste do mundo em que ele vivia, foi um grande perseguidor da igreja, esse mesmo Paulo estava presente quando Estevão foi apedrejado e morto, sendo o primeiro mártir da igreja.    

  Homem que perseguiu a igreja de Cristo e os cristãos de forma implacável, esse homem prendia, castigava e até os faziam blasfemar. Ele leva-vos para serem julgados e ele mesmo votava para que fossem executados, esse mesmo homem estava agora louvando e orando a Deus em uma prisão. 

  Aqui já conseguimos ver a obra de Deus na vida daqueles que são seus escolhidos, que não exite vontade humana que possa resistir a sua graça maravilhosa, que não existe coração duro que Deus não possa quebrar, que não existe homem tão iracundo que Deus não possa domar, se Deus quiser agir de misericórdia sobre a vida de alguém Ele age, como Paulo a pessoa pode até resistir por um tempo, mais a graça de Deus é irresistível.

  Quando olho para a historia de Paulo eu penso que esse louvor e essa oração, não eram de agradecimento, não era agradecendo por terem apanhado por amor a Cristo, mais ele sabia que ali poderia ser seu ultimo momento de vida. Como ele perseguiu, prendeu e votou para execução de muitos, ele sabia que poderia ser executado.

 Vejo Paulo aqui fazendo suas ultimas orações em vida, cantando os últimos hinos em vida, pensando que encontraria com nosso Senhor e Salvador a qualquer momento, porem os planos de Deus para os seus são diferentes do que pensamos e até mesmo planejamos.

   Em meio a louvores e orações, eis que acontece um terremoto que abri as cadeias onde eles e os outros presos estavam. Aqui começa a historia de Graça, misericórdia e perdão da parte de Deus para com o carcereiro. Um homem que a pouco tinha batido e talvez até torturado Paulo e Silas e quem sabe os demais. 

   Esse homem acorda, vê as portas abertas, pensa que todos fugiram e saca da espada para cometer suicídio. Deus aqui começa a agir com sua graça sobre a vida desse homem, o que é graça? Graça é o que nos não merecemos e Deus nos dá, nós não merecíamos a salvação, mas Deus nos concedeu tão grande privilegio.

  Deus poderia deixar esse homem seguir sua própria vontade, mais o impedi agindo com misericórdia. Esse homem tinha sido o algoz e provavelmente espancou e torturou Paulo, Deus poderia te-lo deixado a merce de sua escolha, mais não, derramou sua misericórdia sobre a vida desse homem, misericórdia é Deus não permitir que nos aconteça aquilo que merecemos.

   Merecemos o inferno, mais Deus com sua misericórdia não permitiu que isso nos acontecesse, da mesma forma que não permitiu que esse homem tirasse sua própria vida. 

  Quantos são aqueles que tem nos perseguido, quantos são os que nos tem humilhado, muitos hoje podem ser Paulo e Silas, presos por cadeias de humilhação e perseguição. Enquanto nossos carcereiros nos afrontam, devemos continuar orando e louvando a Deus, porque Ele esta no controle de todas as coisas. Porque um dia pode tudo mudar, como se diz por ai "o mundo da voltas", e deu uma volta muito grande com Paulo e Silas. Eles tinham o seu algoz em suas mãos, poderiam deixa-lo morrer, porem na direção de Deus usam de misericórdia. 

  E isso é o que devemos fazer com quem nos persegue, quem nos humilha, agir com misericórdia, devemos trata-los da forma que não merecem, e não da forma que merecem. Paulo fez isso, com um grito ele disse "Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos." 

  Como servos de Jesus Cristo, não podemos desejar o mal para ninguém, mesmo esse sendo hoje um algoz em nossa vida. Porque devemos crer que como o carcereiro pediu luz, nossos perseguidores um dia possam pedir luz sobre eles também para enxergar melhor, foi o que o carcereiro fez, pediu luz, e isso só é possível pelo Espirito Santo, a luz que ilumina todo o entendimento.

  Nenhum homem, morto em seus pecados, escravo de sua vontade pecaminosa, pode pedir luz para saltar, cair tremolo e prostrar diante daqueles que ele julga ser ninguém. Muitos também estão presos em suas religiosidades e temem o que não conhecem, temem o que os assusta, somente o Espirito Santo opera essa obra na vida daqueles que nos persegue e nos julga, por isso devemos perseverar em oração e suplica para nosso Deus. 

    E se não bastasse a misericórdia derramada, Deus derrama sua graça sobre esse homem, porque ele pergunta o que precisa fazer para ser salvo, ninguém mais ninguém mesmo pode ter essa ação partindo de si mesmo, homem nenhum tem esse desejo e essa vontade se Deus não tiver operando nele o próprio desejo de ser salvo. Porque todo homem esta preso em seu pecados, preso a sua natureza caída, e toda sua escolha natural é uma inclinação para o mal. 

  E Paulo fala à esse homem, crê em Jesus Cristo e será salvo tu e tua casa, muitos pensam que o crê é algo do homem, que é uma realização da própria vontade do ser humano, mais não, conforme Filipenses é Deus quem opera em nós tanto o querer como o efetuar. Foi Deus quem realizou no coração desse homem esse desejo de ser salvo, e os meio que isso aconteceu esta no versículo 32  "E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa."   

   Deus operou no coração desse homem o desejo de ser salvo, e consumou essa declaração de fé com a pregação de sua palavra, o homem só consegui entender esse plano de salvação e consumação de Cristo através da palavra, somente pela palavra a fé salvífica é gerada no coração do homem.

  Seja perseverante na presença de Cristo, para que Ele possa agir com graça e misericórdia sobre a vida dos perdidos, e que Ele possa gerar perdão em nossos corações para perdoarmos os nossos algozes e agir com muita misericórdia sobre eles, para que possam um dia chegar ao pleno conhecimento da verdade.  
  
  Lembre-se, sempre aja com misericórdia e perdão para quem tem te perseguido, e creia que Deus esta no controle de toda e qualquer situação, até mesmo na vida do seu carcereiro. 


Por:  Alessandro Silva


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes Sociais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...