[Os nomes foram trocados para proteger as pessoas. Embora algumas circunstâncias mencionadas na carta sejam totalmente fictícias, o caso é mais real do que se pensa...]
Meu caro Ricardo,
Ontem estive pregando em sua igreja e tive a oportunidade de rever João,
nosso amigo comum. Não lhe encontrei. João me disse que você e a
Raquel, sua namorada, tinham saído com a turma da mocidade para um
acampamento no fim de semana e que só regressariam nessa segunda bem
cedo.
Saí com o João para comer pizza após o culto e falamos sobre você. João
abriu o coração. Ele está muito preocupado com você, desde que você
disse a ele que tem ido com Raquel para motéis da cidade e às vezes até
mesmo depois do culto de jovens no sábado à noite. Ele falou que já teve
várias conversas com você mas que você tem argumentado defendendo o
sexo antes do casamento como se fosse normal e que pretende casar com
Raquel quando terminarem a faculdade.
Ele pediu minha ajuda, para que eu falasse com você, e me autorizou a
mencionar nossa conversa na pizzaria. Relutei, pois acho que é o pastor
de sua igreja que deve tratar desse assunto. Você e a Raquel, afinal,
são membros comungantes dessa igreja e estão debaixo da orientação
espiritual dela. Mas, João me disse que o pastor faz de conta que não
sabe que essas coisas estão acontecendo na mocidade da igreja. Como sou
amigo da sua família fazem muitos anos, desde que vocês freqüentaram
minha igreja em São Paulo, resolvi, então, escrever para você sobre esse
assunto, tendo como base os argumentos que você usou diante de João
para justificar sua ida a motéis com a Raquel.
Se entendi direito, você argumenta que não há nada na Bíblia que proiba
sexo antes do casamento. É verdade que não há uma passagem bíblica que
diga "não farás sexo antes do casamento;" mas existem dezenas de outras
que expressam essa verdade com outras palavras e de outras maneiras.
Podemos começar com aquelas que pressupõem o casamento como sendo o
procedimento padrão, legal e estabelecido por Deus para pessoas que
desejam viver juntas (veja Mateus 9:15; 24:38; Lucas 12:36; 14:8; João
2:1-2; 1Coríntios 7:9,28,39), aquelas que abençoam o casamento (Hebreus
13:4) e aquelas que se referem ao divórcio - que é o término oficial do
casamento - como algo que Deus aborrece (veja Malaquias 3:16; Mateus
5:31-32).
Podemos incluir ainda aquelas passagens contra os que proíbem o
casamento (1Timóteo 4:3) e as outras que condenam o adultério, a
fornicação e a prostituição (veja Mateus 5:28,32; 15:19; João 8:3;
1Coríntios 7:2; 6:9; Gálatas 5:19; Efésios 5:3-5; Colossenses 3:5;
1Tessalonicenses 4:3-5; 1Timóteo 1:10; Hebreus 13:4; Apocalipse 21:8;
22:15). Qual é o referencial que nos possibilita caracterizar esses
comportamentos como desvios, impureza e pecado? O casamento,
naturalmente. Adultério, prostituição e fornicação, embora tendo nuances
diferentes, têm em comum o fato de que são relações sexuais praticadas
fora do casamento. Se o casamento, que implica num compromisso formal e
legal entre um homem e uma mulher, não fosse a situação normal onde o
sexo pode ser desfrutado de maneira legítima, como se poderia
caracterizar como desvio o adultério, a fornicação ou a prostituição? A
Bíblia considera essas coisas como pecado e coloca os que praticam a
impureza sexual e a imoralidade debaixo da condenação de Deus - a menos
que se arrependam, é claro, e mudem de vida.
Você argumenta também que o casamento é uma conveniência humana e que
muda de cultura para cultura. Bom, é certo que o casamento tem um
caráter social, cultural e pessoal. Todavia, do ponto de vista bíblico,
não se pode esquecer que foi Deus quem criou o homem e a mulher, que os
juntou no jardim, e disse que seriam uma só carne, dando-lhes a
responsabilidade de constituir família e dominar o mundo. O casamento é
uma instituição divina a ser realizada pelas sociedades humanas. Embora
as culturas sejam distintas, e os rituais e procedimentos dos casamentos
sejam distintos, do ponto de vista bíblico o casamento implica em
reconhecimento legal daquela união por quem de direito, trazendo
implicações para a criação e tutela dos filhos, sustento da casa e
também responsabilidades e conseqüências em caso de separação e repúdio.
Quando duas pessoas resolvem ir morar juntas como se fossem casadas,
essa decisão não faz delas pessoas casadas diante de Deus - mas
(desculpe a franqueza), pessoas que estão vivendo em imoralidade sexual.
É verdade que a legislação de muitos países tem cada vez mais
reconhecido as chamadas uniões estáveis. É uma triste constatação que o
casamento está cada vez mais sendo desvalorizado na sociedade moderna
ocidental. Todavia, esses movimentos no mundo e na cultura não são a
bússola pela qual a Igreja determina seu norte - e sim a Palavra de
Deus. Em muitas culturas a legislação tem sancionado coisas que estão em
contradição com os valores bíblicos, como aborto, eutanásia, uniões
homossexuais, uso de drogas, etc. A Igreja deve ter uma postura crítica
da cultura, tendo como referencial a Palavra de Deus.
O João me disse ainda que você considera que o mais importante é o amor e
a fidelidade, e que argumentou que tem muita gente casada mas infeliz e
infiel para com o cônjuge. Ricardo, é um jogo perigoso tentar
justificar um erro com outro. Gente casada que é infiel não serve de
desculpas para quem quer viver com outra pessoa sem se casar com ela.
Além do mais, como pode existir o conceito de fidelidade numa união que
não tem caráter oficial nem legal, e que não teve juramentos solenes
feitos diante de Deus e das autoridades constituídas? Mesmo que você e
sua namorada façam uma "cerimônia" particular onde só vocês dois estão
presentes e onde se casem a si mesmos diante de Deus - qual a validade
disso? As promessas de fidelidade trocadas por pessoas não casadas têm
tanto valor quanto um contrato de gaveta. Lembre inclusive que não é a
Igreja que casa, e sim o Estado. Naqueles casamentos religiosos com
efeito civil, o pastor ou padre está agindo com procuração do juiz.
Não posso deixar de mencionar aqui que na Bíblia o casamento é
constantemente referido como uma aliança (veja Ezequiel 16:59-63). Deus é
testemunha dessa aliança feita no casamento, a qual também é chamada de
"aliança de nossos pais", uma referência ao caráter público da mesma
(não deixe de ler Malaquias 2:10-16).
Não fiquei nem um pouco surpreso com seu outro argumento para fazer sexo
com sua namorada, que foi "é importante conhecer bem a pessoa antes do
casamento". Já ouvi esse argumento dezenas de vezes. E sempre o
considerei uma burrice - mais uma vez, desculpe a franqueza. Em que
sentido ter relações sexuais com sua namorada vai lhe dar um
conhecimento dela que servirá para determinar se o casamento vai dar
certo ou não? Embora o sexo seja uma parte muito importante do
casamento, o que faz um casamento funcionar são os relacionamentos
pessoais, a tolerância, a compreensão, a renúncia, o amor, a entrega, o
compartilhar... você pode descobrir antes do casamento que sua namorada é
muito boa de cama, mas não é o desempenho sexual de vocês que vai
manter ou salvar seu casamento. Esse argumento parte de um equívoco
fundamental com relação à natureza do casamento e no fim nada mais é que
uma desculpa tola para comerem a sobremesa antes do almoço.
Agora, o pior argumento que ouvi do João foi que você disse "a graça de
Deus tolera esse comportamento." Acho esse o pior argumento porque ele
revela uma coisa séria em seu pensamento, que é tomar a graça de Deus
como desculpa para um comportamento imoral. Esse sempre foi o argumento
dos libertinos ao longo da história da igreja. O escritor bíblico Judas,
irmão de Tiago, enfrentou os libertinos de sua época chamando-os de
"homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e
negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo" (Judas 4). Esse é o
caminho de Balaão "o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos
filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e
praticarem a prostituição" (Apocalipse 2:14). É a doutrina da
prostituta-profetisa Jezabel, que seduzia os cristão "a praticarem a
prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos" (Apocalipse
2:20) e a conhecer "as coisas profundas de Satanás" (Apocalipse 2:24).
Como seu amigo e pastor, permita-me exortá-lo a cair fora dessa maneira
libertina de pensar, Ricardo, antes que sua consciência seja cauterizada
pelo engano do pecado (Hebreus 3:13). Ainda há tempo para
arrependimento e mudança de atitude. A abstinência sexual é o caminho de
Deus para os solteiros, e esse estilo de vida é perfeitamente possível
pelo poder do Espírito, ainda que aos olhos de outros seja a coisa mais
careta e retrógrada que exista. Se você realmente pensa em casar com a
Raquel e constituírem família, o melhor caminho é pararem agora de ter
relações e aguardarem o dia do casamento. Vocês devem confessar a Deus o
seu pecado e um ao outro, e seguir o caminho da abstinência, com a
graça de Deus.
Estou à sua disposição para conversarmos pessoalmente. Traga a Raquel também. Estou orando por vocês.
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